25 de fevereiro de 2010

"Meus" jeitinhos

Eu conheço bem meu corpo. Conheço como ninguém. Afinal, são 30 aninhos de convivência. E, graças a isso, desenvolvi "jeitinhos" no meu modo de vestir que me iludem a respeito do meu tamanho. Puro me-engana-que-eu-gosto.

Calça reta ou com a boca mais abertinha: dá equilíbrio ao corpo. Quando a gente engorda, engorda mais da coxa pra cima. Se a gordinha usa a calça afunilada, destaca ainda mais essa desproporcionalidade. No entanto, se a calça for mais larguinha (atenção para o "inha": largona demais pode achatar a silhueta!), cria-se a ilusão de que torso e pernas têm a mesma largura. Pense nas formas geométricas: o que é mais harmonioso: um triângulo com a ponta pra baixo ou um retângulo?

Calça compridona com saltão: quando a gente calcula o IMC, leva-se em consideração peso e altura, certo? Pois bem... usar saltão + barra comprida dá a impressão de que minhas pernas são bem mais compridas. E, assim, a massa parece se distribuir em mais altura, resultando, assim, em um corpo mais equilibrado.

Decotes generosos: quando estou mais cheinha, o que mais gosto é meu busto. Com o decote (e sutiã) certo, consigo valorizar isso, desviando a atenção das partes que desgosto. Além disso, ao mostrar um pouco mais de pele, o pescoço parece alongar, afinando a silhueta. Decotes nas costas também podem ser favoráveis e belíssimos. Mas, atenção: por decote generoso, não vá entender peito pra jogo, heim??? Há uma tênue linha entre revelar e ficar seminua. Muita calma nessa hora!

Blusas larguinhas ou batinhas: até há alguns anos, bata era sinônimo de gravidez. Ou tenda de circo. Até que algum(ns) estilista(s) resolveu(ram) remodelar o "larguinho". O que antes era só um camisão agora tem estrutura, cintura, modelagem. Assim, algumas peças, ainda que larguinhas, dão a impressão de curvas sob o tecido.

Largo + Colado: balancear o larguinho (pra esconder o que não gosto em mim) com o coladinho (realçando os pontos fortes) dá equilíbrio à composição. Até porque tudo grudado me faz sentir uma pamonha amarrada, e tudo solto, um saco de batatas.



Tudo bem, eu sei bem que não fui eu quem inventou nada disso. Ilusão de ótica existe desde sempre. E as diquinhas de moda não são novidade, também. Mas eu aprendi todos esses macetes por mim mesma, experimentando e me olhando no espelho... tirando e experimentando de novo... e o fato de minhas percepções coincidirem com o que a maioria sugere me diz que devo estar certa em alguma coisa, né? =)


Espero que goste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê!